segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Onigiri

Como é feriado e tá chovendo, rola aquela preguicinha de sair procurando restaurante para almoçar. Por isso resolvi fazer onigiri! Dessa vez, inovei. Primeiro eu seguia a receita original, mas ficava sem gosto! Tentei colocar alga pra ficar salgadinho mas ficou feio T.T . Fiz onigiri branquinho mesmo, só que recheado. Pelo que conheço de culinária japonesa pelos J-dramas [como são chamadas as novelas japonesas], já vi colocarem tudo dentro do bolinho de arroz: salmão frito, omelete, umeboshi [eca, eca! xP]*, naruto, ameixa, e mais um moonntee de coisas aleatórias. Devido à dificuldade de preparo/obtenção dos outros ingredientes, fiz com omelete mesmo! xD

Receita:

Ingredientes:

1 xícara de arroz japonês

Alga Nori

Omelete em rodelinhas

Tempero para arroz [opcional]

Como fazer:

A primeira coisa é fazer o arroz. Lave bem o arroz e deixe de molho por 30 minutos em uma panela tampada com 1 xícara e 1/2 de água fria. Aqueça ao fogo alto até a água ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Se quiser temperar o arroz, é só colocar o tempero na água junto com o arroz antes de cozinhar. Desligue o fogo e deixe descansar por mais 10 minutos com a panela tampada.

O segundo passo é enrolar o onigiri. Para isso retire o arroz da panela e coloque em um recipiente [pode ser um prato fundo]. Molhe a mão e jogue um pouco de sal [muito importante para o arroz não grudar inteiro na mão]. Com a mão molhada, pegue um pouco de arroz e aperte de modo que fique grudadinho, mas sem esmagar os grãozinhos, e modele para que tenha a forma de triângulo.

O terceiro passo é colocar o recheio. Retire um pouquinho de arroz da parte de trás do bolinho, coloque a rodelinha de omelete e cubra com arroz.

Por fim, decore com tirinhas de alga. Pode-se fazer carinhas nos bolinhos cortando a alga com uma tesoura esterilizada com álcool. Assim eles ficam mais bonitinhos!

Achei esse vídeo no youtube de uma menina fazendo onigiri:

*Umeboshi é uma frutinha ruim pra caramba que minha amiga japonesa, a Moeko, distribuiu na sala no 2º ano. Metade da sala vomitou e apenas o Fred achou bom. Tem gosto de vinagre, é meio doce, tem textura de maçã e parece uma azeitona. Como eu disse, eca, eca!

2 comentários: